Notícias

PlanMob discute requalificação da Avenida Tocantins neste sábado, 3

A Prefeitura de Palmas realiza neste sábado, 3, o encerramento das rodadas de discussões do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), debatendo a temática da Requalificação da Avenida Tocantins. A ação é uma promoção da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e acontece no auditório do Resolve Palmas, localizado na região sul da Capital, a partir das 14 horas.

Durante a rodada de discussão desta sexta-feira, 2, que tratou sobre as temáticas do ‘Transporte de cargas e mobilidade regional, desenvolvimento econômico, rural e turismo’, o representante das empresas contratadas para elaboração do Plano de Mobilidade, Rodrigo Mendanha, explicou alguns pontos sobre as condições das rodovias existentes no perímetro urbano para o tráfego de caminhões. Ele abriu as conversas incentivando que os presentes apresentassem sugestões para serem avaliadas em melhorias para cada área. 

Mendanha também reforçou os passos que são necessários para a construção do PlanMob. “Agora, a nossa função é agrupar essas sugestões, organizando para preparar o plano de ação. Vamos fazer esse levantamento, somar com a nossa expertise, propor um plano de gestão, a exemplo do que precisa ser feito, quanto vai custar, quando seria ideal implantar cada uma das propostas e transformar numa lei municipal, que vai definir como que as diretrizes serão implementadas na mobilidade da cidade pelos próximos 10 anos”.

O chefe de operações terrestres do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), André Massaru Murakami, também participou dando sugestões para a pauta. “A expectativa é que possa melhorar a mobilidade do município. Palmas hoje é uma cidade grande e pelo que foi mostrado aqui, temos um grande números de acidentes, inclusive com morte. A gente tem que mudar isso. Eu espero que com a aplicação do Planmob possamos reduzir o número de acidentes”, acrescentou Murakami.

Temáticas

Ao todo, foram realizadas sete reuniões temáticas que funcionarão como um norte para guiar as tomadas de melhores decisões em relação ao sistema de mobilidade em Palmas, sendo elas: Ordenamento territorial e circulação em áreas de grande demanda; Mobilidade ativa e transporte a pé e de bicicleta; Transporte público e privado individual (táxi, mototáxi, aplicativos, fretamento e motofrete); Transporte coletivo e financiamento de ações da mobilidade; Transporte de cargas e mobilidade regional e desenvolvimento econômico, rural e turismo.


Texto: Redação Sesmu
Edição: Deni Rocha/Secom

Fonte: https://agenciapalmas.com/Noticia/234429/planmob-discute-requalificacao-da-avenida-tocantins-neste-sabado-3

Compartilhe essa notícia

APRESENTAÇÃO

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável PLANMOB está sendo desenvolvido pelo Consórcio PlanMob Palmas, composto pelas empresas: Instituto da Mobilidade Sustentável – Ruaviva, Tecnotran Engenheiros Consultores Ltda, Quanta Consultoria Ltda.

EXECUÇÃO

O trabalho está sendo realizado pela empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, especialista em mobilidade urbana e transporte público coletivo.

REALIZAÇÃO

Prefeitura do Município de Palmas (TO) através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Endereços e Contatos

Consórcio PlanMob Palmas
Rua Bueno Brandão, 309. Floresta. Belo Horizonte (MG)
CEP: 31.010-060
(31) 3224-0906
contato.cidadeviva@gmail.com

Prefeitura de Palmas
ACSE 1 – Av. JK Edifício Via Nobre Empresarial, Lote 28 A – 3º Andar
CEP: 77.006-014
Segunda à Sexta – 13h às 19h
63 3212-7570 sesmu@palmas.to.gov.br
planmobpalmas@gmail.com

Galeria de fotos