A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realizou nesta terça-feira, 19, às 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente no Jardim Taquari, uma reunião com aproximadamente 40 pessoas da comunidade, com objetivo de ouvir as demandas e as sugestões específicas do setor, para que sejam incorporadas no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Essas ações focam na melhoria do transporte coletivo público, mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e na redução de acidentes de trânsito.
O encontro foi uma demanda dos próprios líderes comunitários da região e a próxima agenda será a 4ª Audiência Pública, no dia 17 de outubro, às 14 horas, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), para apresentar o Plano de Ação.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Taquari, Antoniel de Oliveira, defendeu uma política de ‘tarifa zero’ no transporte público, todos os dias da semana, para aqueles que estão desempregados. Ele afirma que o transporte é uma das maiores dificuldades para aqueles que procuram emprego ou estão em tratamento de saúde. “O transporte fica bastante complicado para quem busca um emprego, ou está doente, a prefeitura tem que pensar nessas pessoas que estão precisando de apoio nesses momentos difíceis”, disse, lembrando que muitos alunos também precisam desse apoio durante a semana. “Muitos pais precisam escolher se deixam os filhos ir para escola de ônibus ou colocar comida em casa”, afirmou o morador.
Para Luiz Gonzaga Alves, morador do setor, uma das melhorias para que os moradores possam ter mais mobilidade é o aumento da frota de ônibus para atender, principalmente, os trabalhadores que necessitam sair mais cedo para trabalhar. “Nos primeiros horários, em que muita gente precisa ir para o centro trabalhar, os ônibus ficam muito lotados, e muitos precisam madrugar para chegar a tempo no centro”, disse. Outro apontamento do morador foi o tratamento mais cordial por parte dos motoristas.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, reiterou a importância da participação da sociedade nesta etapa de construção do plano. “A pedido da comunidade, realizamos essa reunião extraordinária para ouvir in loco os moradores daquela comunidade, foi bastante produtiva, com participação efetiva dos moradores falando não apenas das questões do transporte coletivo, mas também do melhoramento da infraestrutura de acesso e calçadas e da construção de abrigo de ônibus”, disse.
“Mesmo tendo colhido informações e diagnóstico, essa é uma forma de humanizar, de poder ouvir do próprio morador, o que realmente lhe falta para sua mobilidade diária. Vamos apresentar as propostas e as possíveis soluções para mitigar os problemas que irão servir como diretrizes para as intervenções necessárias no modal viário palmense”, ressaltou a superintendente de Trânsito e Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valéria Oliveira, destacando também que a participação da população e demais setores da sociedade é de fundamental importância para definir os trabalhos considerados prioritários.
PlanMob
O PlanMob é um instrumento de planejamento que vem sendo construído por meio de diferentes atividades intersetoriais, coordenadas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com a promoção de estudos técnicos, pesquisas de dados, reuniões temáticas e setoriais, bem como, a realização de audiências públicas descentralizadas. O mapeamento técnico chega, agora, à etapa final, que estabelecerá um plano estratégico, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos 10 anos.
Texto: Malena Mota/Secom
Edição: Denis Rocha/Secom
Fonte: https://agenciapalmas.com/Noticia/237127/moradores-do-jardim-taquari-recebem-tecnicos-para-discutir-plano-de-mobilidade-urbana