A Prefeita de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), encerrou na tarde desta quinta-feira, 07, a série de reuniões temáticas setoriais com a participação de entidades e órgãos convidados do serviço público e privado da Capital para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que visa projetar as mudanças e melhorias nos eixos que integram o sistema viário do município.
Esta etapa dos encontros técnicos marca o período de diagnóstico e o levantamento de dados, com a produção de pesquisas e coleta de informações a respeito das condições do transporte público, entrevistas de origem e destino dos usuários e a ainda a consulta pública que segue em aberto no aplicativo Colab para ouvir os anseios da população em geral. O questionário está diponível neste link: https://consultas.colab.re/mobilizese.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte Municipal, o levantamento dos dados norteará as definições das metas a serem estabelecidas na próxima etapa de prognósticos, com o desenvolvimento do plano de ações e propostas a serem executadas em curto, médio e longo prazo.
Os encontros técnicos foram mediados pelo representante do consórcio de empresas que está coordenando a elaboração do Plano, Ricardo Mendanha. Ele destacou que os estudos técnicos e comunitários vão possibilitar investimentos na infraestrutura da mobilidade da Capital pelos próximos 20 anos. “A ideia desta etapa de diagnóstico é transformar a realidade da cidade, como as queixas e os problemas e qualificar essas demandas para que na próxima etapa possamos alinhar as futuras diretrizes e metas”, destacou.
Temas setoriais
As resolutivas discutidas nas leituras técnicas serão apresentadas para a população na segunda audiência pública agendada para os próximos meses. Ao todo, desde o início da semana foram realizadas nove reuniões que abordaram temáticas setoriais com abordagem sobre o ordenamento territorial; saúde, educação e meio ambiente com interface à mobilidade; transporte de cargas e mobilidade regional; desenvolvimento econômico, rural e turismo e a segurança viária.
Foram tratados também questões sobre o transporte público individual e privado; mobilidade ativa; transporte a pé e por bicicletas; circulação em grande área demanda e polos comerciais; transporte coletivo e financiamento de ações da mobilidade.
Autor: Redação Secom Palma – Edição: Lorena Karlla/ Secom Palmas